Remake ou Reboot?

Você sabe a diferença?
É comum, que pelo menos uma vez por ano, seja lançado um filme que um remake ou reboot. Não significa que a criatividade de Hollywood esteja acabando, mas que a tecnologia que existe atualmente permite com que possam fazer o longa com melhor qualidade ou adicionando efeitos extra. Porém, nem sempre isso dá certo e acabamos nos decepcionando.
É comum as pessoas confundirem esses dois termos ou acharem que são as mesmas coisas, mas um não tem nada a ver com o outro.
A palavra Remake significa refazer. No caso de filmes, seria uma refilmagem da obra original, tendo poucas mudanças, como o elenco ou modernização na gravação.
Um bom exemplo é “7 Homens e um Destino”. Em 2016 foi lançado o remake do filme, para que a nova geração conhecesse o filme, tendo um teor maior de violência e cenas de ação. No entanto, a versão de 1960 também é um remake. O original se chama “7 Samurais” e é um filme japonês. A versão de 1960 foi aclamado pela crítica e público, já a de 2016, foi bem aceita, mas não teve um grande impacto.

À esquerda a versão original de 1954, ao centro 1960 e o da direita de 2016.
É muito difícil ver um remake ser bem aceito pelo público. Um exemplo de que não foi só massacrado pela crítica, mas pelo público foi Psicose. Uma das grandes obras primas de Hitchcock, teve seu remake em 1998 pelas mãos do diretor Gus Van Sant. Um grande diretor que acabou tendo uma péssima ideia, não só de ter escolhido essa obra como também ter gravado igual cena por cena do original, algo incomum, já que normalmente ter alterações quando se refilma um filme.

À esquerda Anthony Perkins no original e à direita Vince Vaughn no remake.
 Já reboot, significa reiniciar. É mostrado uma nova narrativa da história, ignorando o que já foi mostrado, mas mantendo sua essência.
Atualmente o reboot acontece mais com os filmes de heróis, como o caso do Homem-Aranha. O herói estreou no cinema em 2002, nas mãos do diretor Sam Raimi, com Tobey Maguire no papel do Homem Aranha. Depois de mais dois filmes, Maguire se aposentou do papel, e a Sony resolveu fazer o reboot, dez anos depois foi lançado O Espetacular Homem Aranha trazendo Andrew Garfield no papel título e Marc Webb como diretor.
Porém, depois do segundo filme não ter tido tanto sucesso como seu antecessor e Marvel ter feito acordo com Sony, o amigo da vizinhança teve um novo reboot, a primeira aparição foi em Capitão América – Guerra Civil, de 2016, e dessa vez Tom Holland foi o escolhido para ser o herói. Em 2017 estreou o filme solo, Homem Aranha de Volta ao Lar, com a volta de Tom e Jon Watts o diretor.

À esquerda Tobey Maguire, ao centro Andrew Garfield e à direita Tom Holland.
Um reboot que dividiu crítica e público foi Caça-Fantasma de 2016. Diferente do original de 1984, a nova versão conta com protagonistas mulheres, o que causou muitas reclamações por acharem que o filme foi feito para agradar os movimentos feministas e pelo próprio filme não ser tão bem escrito como o original.

À direita a original e à esquerda o remake.
Você prefere remake ou reboot? Deixe sua opinião nos comentários!
Remake ou Reboot? Remake ou Reboot? Reviewed by Isabelle Prado on sexta-feira, fevereiro 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Related Posts No. (ex: 9)