Clássico ou Cult?


Você sabe a diferença entre clássico ou cult?
Casablanca, Donnie Darko, Cidadão Kane, Blade Runner, O Exorcista e tantos outros receberam o título de clássico ou cult, porém, não é fácil entender por que um deles é considerado clássico e outro cult.

Vamos começar pelo mais fácil: Cult,a tradução literal já diz tudo... Culto. Os filmes que são conhecidos por esse nome, são cultuados por um número grande de fãs. Alguns são sucesso de bilheteria e crítica como por exemplo O Quinto Elemento (1997), sucesso em bilheteria e recebeu um número bom de críticas positivas. Além de ter concorrido a vários prêmios técnicos como no Oscar e Bafta.
O que fez ele se considerado cult? Creio que o enredo, os efeitos e claro por alguns críticos que o consideraram um filme ruim e um ruim que é bom, chamaram a atenção dos telespectadores e que o tornou o que é hoje.
Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) foi um fracasso de bilheteria e critica, o suficiente para o diretor John Carpenter desistir de Hollywood e se focar em longas independentes. Mas graças a televisão e os VHS da época, o filme conquistou uma legião de fãs e até críticos.





Muitas pessoas acreditam pelo filme ser preto e branco e antigo já o faz ser clássico, mas não é assim. Para ser considerado clássico, entre numa questão mais delicada, normalmente, o filme recebe esse titulo por ser um marco, seja cultural ou tecnológico.
Um exemplo é o filme Os Sete Samurais (1954). O longa é um divisor de águas técnicos e criativo para a indústria cinematográfica Japonesa, além da obra ter sido aclamada pelo mundo por seu roteiro e técnica. Quem assistiu entende o porquê da sua fama.
ET – O Extraterrestre (1982) foi um marco também, recebeu aclamação universal. Seu roteiro com uma lição profunda, a trilha sonora e a tecnologia utilizada, são alguns pontos que o colocaram como um clássico.
Mesmo com tudo que eu disse, é um trabalho difícil poder classificar um filme como clássico ou cult, ou até mesmo nenhum dos dois. Muitas questões são analisadas e levadas em conta, e muitas vezes levam décadas para esse reconhecimento como o caso de Cidadão Kane. No ano que foi lançado foi ignorado e esquecido, porém, levou anos até ressurgir e ser considerado um dos Melhores Filmes de Todos os Tempos.


Cena do filme


E para vocês?  Quais filmes são clássicos e cults? Deixe sua opinião nos comentários!

Clássico ou Cult? Clássico ou Cult? Reviewed by Isabelle Prado on sexta-feira, março 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Related Posts No. (ex: 9)